Social Icons

Pages

Mais um temporada do Imbu (Umbu)


 "O Imbuzeiro (Umbuzeiro) é Umbuzeiro ou Imbuzeiro - Spondias tuberosa, L., Anacardiaceae, árvore de pequeno porte (mede até seis metros de altura) de copa larga (até quinze metros de largura) originária dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro, que se destaca por sombra e aconchego.

Seca expulsa seres vivos de seu habitat






Estamos vivendo uma das maiores secas já vistas no nordeste, nossa vegetação  está entre os que mais sofrem apesar de ela ser uma vegetação típica do clima semiárido.
Na foto ao lado temos um cercado com um pouco de capim seco que ainda resta para o gado comer...





Ontem durante à tarde resolvi sair para fazer algumas fotos e, achei uma coisa interessante um população havia sumido ...

Ultima Reunião de 2012

Hoje 12 de Dezembro de 2012 foi realizada a ultima assembleia ordinária da Associação dos Pequenos Produtores Rurais dos Sítios Cacimba Cercada e Caraíbas.

água para sobrevivência

"Enquanto em São Paulo a chuva provoca o trânsito de veículos nas avenidas, na comunidade Cacimba Cercada em Mata Grande-AL a falta da chuva provoca o trânsito de "carros de bois", pela procura e busca de água para sobrevivência' (Comunidade não tem água encanada e a política pública de instalação de cisternas que amenizaria essa situação é burocratizada pelas entidades, deixando a comunidade em situação precária). — em Comunidade Cacimba Cercada em Mata Grande - AL"
 José Murilo Siqueira ( Agente de Desenvolvimento Comunitário - COEP)

Comemorações do dia do Folclore – A importância da cultura na escola


Além de um espaço para tornar o ser humano um ser social, e acima de tudo conhecedor das naturezas que nos cercam, a escola deve ser um grande contribuidor para que as tradições que estão presentes nela  não venham a se extinguir. Nós jovens nos dias atuais estamos vivendo praticamente na escola, passando em casa somente para comer, dormir e ajudar um pouco em  casa ou trabalhar, não sobra tempo, ou melhor, não existe um momento somente para “conhecer as nossas culturas e nossas raízes”.
Nos dias 23 e 24 de Agosto aconteceu na Escola Estadual de Educação Básica Santa Cruz do Deserto, as comemorações do dia do folclore, com apresentações acerca da história de alagoas, danças e ritmos do folclore Alagoano, aproveitando tambem comemorando o centenário de Luiz Gonzaga “o rei do baião”. Este sem dúvida posso dizer que foi o momento de conhecer as nossas culturas e nossas raízes, e neste evento

Certificado–Curso de formação de lideranças jovens

Hoje pela manhã recebi o certificado de participação do encontro de lideranças jovens, realizado em Campina Grande – PB, entre os dias 23 e 28 de Julho. promovido pela Rede Nacional de Mobilização Social – COEP, Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF e Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Fotos da reunião do comitê mobilizador, hoje pela manhã, e eu com o certificado.
IMG_0071

Tire seu CPF de graça pela internet

O serviço gratuito de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet, que será disponibilizado no endereço receita.fazenda.gov.br, link "Inscrição CPF Internet", 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados.
O pedido de inscrição CPF pela internet consiste no preenchimento de formulário eletrônico especifico, com os seguintes dados do solicitante: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome de mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.

Visita a comunidade campinhos

Noutra tarde dessas eu (oclácio ) e o técnico (Murilo Siqueira), descemos o município de Pariconha a dentro, chegando na comunidade Campinhos.

O telecentro da comunidade (de azul eu e o do roxo é o Marcos Melo presidente da Associação, dando uma mexida no hardware do telecentro comunitário).
IMG_0042IMG_0046

Tire seu CPF de graça pela internet


O serviço gratuito de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet, que será disponibilizado no endereço receita.fazenda.gov.br, link "Inscrição CPF Internet", 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados.



O pedido de inscrição CPF pela internet consiste no preenchimento de formulário eletrônico especifico, com os seguintes dados do solicitante: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome de mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular.
Ao final da solicitação de inscrição efetivada com sucesso, será gerado, automaticamente, o número de inscrição no CPF e o "Comprovante de Inscrição no CPF". O solicitante deverá anotar esse numero ou imprimir o comprovante. Este documento poderá ser impresso de imediato ou, posteriormente, quantas vezes forem necessárias, sem qualquer ônus para o solicitante.
Apenas nos casos em que haja inconsistência nos dados informados pelo solicitante que impossibilite a efetivação de sua inscrição, ele será devidamente orientado a dirigir-se a unidade de atendimento das conveniadas (ECT, BB e CEF) para fins de proceder a solicitação de inscrição no CPF.
A Inscrição CPF Internet não acaba com os canais tradicionais de atendimento CPF, realizados pela ECT, BB e CEF. Desse modo, a pessoa física que possuir título de eleitor poderá solicitar sua inscrição no CPF tanto pela internet quanto por intermédio dessas entidades conveniadas.

fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/noticias/2012/ago/InscricaoCPF.htm

História_Cacimba Cercada.docx





Cacimba Cercada – Mata Grande / AL
“Aconteça o que acontecer, cada indivíduo é filho do seu tempo”.
(Hegel, Princípios da filosofia do direito, 1820).
Cacimba Cercada é uma comunidade rural, dividida entre os municípios de Água Branca e Mata Grande no Estado de Alagoas. Encontra-se aproximadamente a 25 km de Mata Grande, e aproximadamente 20 km de Água Branca.
Em nossa comunidade grande maioria são agricultores, vivemos da agricultura de subsistência, cultivamos: Milho, Feijão, Batata-doce, Mandioca, Feijão de corda, Algodão... Entre outros.

Ideia para o encontro de Líderes jovens

Olha ai pessoal da rede comunidades semiárido
Escrevi uma nova ideia para o encontro, que ocorrerá em breve em campina grande - PB
É o seguinte:
=> Que tal criarmos um painel com informações sobre as nossas comunidades...
=> podem ser inseridos todos os tipos de informações que vocês quiserem
seja, origem do nome da comunidade, projetos do COEP, eventos.
=> no fim do encontro trocaremos esses painéis para mostrar nas nossas comunidades as de vocês.
Qualquer dúvida cometem que responderei... sigam tb pelo face book no grupo comunidades semiárido...
montei um modelo do que eu vou elaborar, segue na imagem abaixo:
ps: perdoem os erros de ortografia pois estou atrasado pra escola...

cartaz

Alguns alimentos podem deixar de existir

Nós brasileiros, somos um povo rico em cultura, em cores… em fim , no meu ponto de vista somos os melhores povos do mundo. A nossa culinária tambem é muito boa, mas alguns alimentos que gostamos muito podem deixar de existir. e o pessoal da birita que se cuide pois o Uísque tambem pode deixar de existir.
Bom mais vamos ao mais costumeiros, arroz e feijão.
ARROZ
O alerta não é de hoje: uma pesquisa publicada em 2010 no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) revelou que, nos últimos 25 anos, os campos de cultivo de arroz diminuíram sua produtividade em até 20% em algumas localidades.
Segundo informações da BBC, os pesquisadores avaliaram o plantio de arroz em 227 fazendas de seis países que mais produzem o alimento, como Tailândia, Vietnã, Índia e China. A conclusão foi que, com o aumento da temperatura noturna, as plantas precisam gastar mais energia para respirar, o que afeta a fotossíntese e as enfraquece.
O estudo comprovou o resultado de trabalhos anteriores. Em 2004, pesquisadores já alertavam que, nos campos de arroz das Filipinas, para cada grau a mais na temperatura noturna, o prejuízo na produção pode ser de até 10%.
No Brasil, as safras de arroz também vêm sendo comprometidas. Em junho de 2011, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina fez um alerta sobre a produção de arroz em Garuva. Em entrevista à Agência Brasil, a engenheira Dione Nery Benevenutti revelou que as altas temperaturas na região, que chegaram a 40 °C, causaram uma queda de cerca de 20% na produtividade.
Se nada for feito, a tendência é que o arroz se torne um alimento escasso no mercado. Além do arroz, o engenheiro agrônomo Carlos Parchen cita o problema dos grãos em geral, que são muito sensíveis ao aumento da temperatura.
FEIJÃO
O alerta feito em relação à produção de arroz no Brasil também pode ser aplicado ao cultivo do feijão. Na metade de 2011, a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê, na Bahia, apresentou dados sobre a produção do alimento que servem de alerta. Conforme divulgou a Agência Brasil, se antes o município produzia 3 milhões de sacas do alimento, hoje os produtores colhem abaixo de 10% desse valor.
Segundo a entidade, os fatores climáticos são os que mais influenciam nessa queda, já que a má distribuição das chuvas compromete o cultivo. Vale ressaltar que o município já foi conhecido como “Cidade do Feijão” nas décadas de 1980 e 1990, mas atualmente mais de 6 mil agricultores da região estão em dívida com bancos devido aos prejuízos da safra.

O restante deste conteúdo pode ser lido no link abaixo que tambem é a fonte original
http://todaela.uol.com.br/culinaria/12-alimentos-que-podem-ser-escassos-no-futuro

Eis que chove

Depois de meses sem chover em nosso sertão nordestino, eis que chove. A esperança dos nossos pequenos agricultores, é poder sonhar com pelo menos um punhado de feijão e milho maduro,  já que somos uma grande maioria de pessoas que vivem da agricultura de subsistência.

O plantio do feijão ainda não está perdido (ouço muita gente falar), já que pode ser feito até o dia 10 de Junho. Com um pouco de chuva que recebemos, a vegetação já está mudando  de rumo, capins estão mais verdes, todo o mato está se modificando e tudo está voltando ao seu verde, naturalmente.

Nas fotos abaixo culturas que mesmo com esses dias secos, não caiu na comunidade.

       OVINO CULTURA                                    CAPRINO CULTURA

Dona Bela e Matriz Caprina que alimenta com leite seu neto-CAtividades de 17 a 22 de julho 031

Mas o danado do feijão, sei não… mas esse ano ele vai quebrar a cara aqui.

Reflexos da seca

Triste não?             Carcaças de animais mortos.

0-00310-0032

Tá certo que há aquela questão de que o Sertão é mais seco, que aconteceram muitas secas à alguns anos atrás, e que secas estariam por vir.

Um pouco desta seca é culpa nossa…

Nas fotos abaixo está um pouco das queimadas onde o verde é trocado pelo cinza.

0-00330-00340-0035

 

Só encontramos verde hoje as árvores de maior porte, como os Juazeiros, umbuzeiros, Craibeiras…

0-00270-0028

Repasse de informações do Pré-encontro

Cacimba Cercada, Sábado, 12 de Fevereiro de 2012

Durante a assembleia ordinária, da Associação dos Pequenos Produtores Rurais dos Sítios Cacimba Cercada e Caraíbas, eu Oclácio Silva, repassei algumas informações sobre o pré-encontro de líderes jovens, que aconteceu na comunidade Cacimba Cercada.

abaixo fotos da assembleia ordinária no sábado.

IMG_0012IMG_0013IMG_0014IMG_0015IMG_0016IMG_0017

Nas fotos abaixo estou eu mostrando como foi o pré-encontro e o um pouco do que foi discutido nos dias quem a comunidade foi visitada pelo coordenador do COEP, Marcos Carmona, é possível ver como foi o pré-encontro clique aqui ou no link abaixo

http://cacimbaweb.blogspot.com.br/2012/04/pre-encontro-de-liderancas-jovens.html

Nas fotos abaixo estou eu mostrando como foi o encontro e sobre o projeto gerador.

IMG_0020IMG_0021IMG_0019IMG_0018 

Entre o que foi repassado, está um projeto que a comunidade deve planejar e escrever, um projeto que gere renda para a comunidade e, que não ultrapasse o valor de 8 mil reais, apenas 5 comunidades COEP serão beneficiadas. então estamos na luta para conseguir.

O projeto deve ser encaminhado ao COEP até o dia 15 de junho.

Uma imagem maravilhosa






Sempre vemos em livros e na própria Internet, belas fotografias do nosso planeta. Mas desta vez quero apresentar uma nova fotografia, “capturada com um único disparo pelos sensores do satélite meteorológico russo Elektro-L”.

Celulares podem matar Abelhas

A diminuição da população de abelhas na Europa e América do Norte pode estar sendo provocada pela radiação de telefones celulares

ferrãoA conclusão é de dois pesquisadores da Universidade Chandigarh's Punjab, da Índia, que acredita que a rede de telefonia móvel estaria interferindo no senso de navegação dos insetos. A pesquisa foi publicada na semana passada na última edição do periódico Current Science.

Com base em estudos que já mostravam a influência de campos eletromagnéticos no comportamento de abelhas, os cientistas descobriram que este pode ser o fator chave para a solução do problema.

Foram usadas duas colméias, uma delas equipada com dois telefones celulares que ficavam ligados por períodos de quinze minutos por dia. A outra tinha aparelhos desativados instalados. Após três meses, houve redução no tamanho da colmeia que tinha interferência dos celulares, além da interrupção na produção de mel.

A rainha dessa colmeia produzia em média 144,8 ovos por dia, menos da metade que a rainha da outra colmeia (376,2). O número de trabalhadoras que voltavam para as colmeias após coletar pólen também caiu, principalmente durante os momentos em que a colmeia estava exposta à radiação.

Sharma e Kumar dizem que a "poluição eletromagnética" que domina os países desenvolvidos pode ainda não ter afetado nações em desenvolvimento, como o caso da Índia, onde a redução de colônias de insetos não são notadas.

"Estamos felizes que o sinal de advertência foi dado e, para nós, é o momento de planejar estratégias não apenas para salvar abelhas, mas a vida, dos efeitos nocivos de radiações eletromagnéticas".

Cisternas - Água de qualidade na seca

Hoje aqui no nordeste, estamos vivenciando um momento critico, a busca por água para satisfazer nossas necessidades e, dos demais animais é muito grande. Assistindo os noticiários vi que na maioria dos estados nordestinos, açudes, barragens, riachos, e alguns rios, estão secando ou estão secos na grande maioria. Mas algo interessante que sempre é comentado, são as cisternas.

As cisternas são reservatórios de água (muito comuns aqui no nordeste), o das cisternas é armazenar água de qualidade para o consumo humano na época de estiagem (seca).

1214

Nas fotos acima: Construção de  cisterna de placas, na comunidade Cacimba Cercada 25/08/2008.

47

Nas imagens acima está o carro de boi, meio de transporte mais utilizado, para busca de água, em alguns lugares este meio puxado por bovinos chega a viajar até 32 km por dia, para buscar água, para beber.

A comunidade Cacimba Cercada participa das reuniões mensais da ASA, já que a mesma utiliza a presença nas reuniões como critério, para que a comunidade que participa receba o benefício.

Nas fotos abaixo: reunião da ASA municipal de Mata Grande, 13/01/2012.

Foto0612Foto0611

Seca na Bahia – reportagem do hoje em dia

Ontem terça-feria, 08 de Maio de 2012,  eu estava vendo TV, quando passei pela Record. Vi umas imagens familiares sobre a seca na Bahia. Cara a situação de lá não diferente da nossa aqui em Cacimba Cercada.

Na foto baixo crianças pegando água em uma pequena nascente.

15Dizia no R7.com: “ Moradores de várias regiões da Bahia enfrentam a pior seca dos últimos tempos. Sem água falta também a comida. As regiões afastadas são as mais afetadas. Alguns moradores chegam a passar vários dias sem água.”

Outro fato interessante é a compra de água, aqui tambem quando queremos uma água boa para consumo temos de comprar, um caminhão pipa, chega a custar um média de R$ 150,00.

A prefeitura manda caminhões para a comunidade, mas sempre tem a famosa politicagem por trás. No vídeo da reportagem vocês poderá conhecer a situação deles… a nosso tá praticamente  idêntica. O diferencial é que temos algumas nascentes e as cisternas das casas que abastassem as casas pelo menos para consumo.

Assista a reportagem clicando no link abaixo ou clique aqui.

http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/noticias/seca-na-bahia-e-a-pior-em-quase-40-anos-20120508.html

Nossa riqueza é outra

574467_342109882512842_100001415004644_973075_80376714_n

Na verdade, a maior pobreza dos ricos brasileiros está na incapacidade de verem a riqueza que há nos pobres. Foi esta pobreza de visão que impediu os ricos brasileiros de perceberem, cem anos atrás, a riqueza que havia nos braços dos escravos libertos se lhes fosse dado direito de trabalhar a imensa quantidade de terra ociosa de que o país dispunha. Se tivesse percebido essa riqueza e libertado a terra junto com os escravos, os ricos brasileiros teriam abolido a pobreza que os acompanha ao longo de mais de um século. Se os latifúndios tivessem sido colocados à disposição dos braços dos ex-escravos, a riqueza criada teria chegado aos ricos de hoje, que viveriam em cidades sem o peso da imigração descontrolada e com uma população sem miséria.
Por Cristóvam Buarque

Imagem (c) Marcelo do Valle

Criança Segura na internet

O movimento online criança segura tem por objetivo: educar, capacitar e conscientizar sobre o uso ético, seguro e legal da tecnologia, junto a pais, filhos e professores

 Sendo uma ação de Responsabilidade Social Digital, o Movimento visa a formação de USUÁRIOS DIGITALMENTE CORRETOS, através de campanhas de conscientização direcionada para:

  • PAIS (família);
  • FILHOS (crianças e adolescentes de 08 a 18 anos);
  • ESCOLAS (professores e diretores).

Link sobre  o movimento - http://www.criancamaissegura.com.br/sobre.php

Segue abaixo link da páginas onde tem cartilhas muito boas para ensinar as crianças . As mesmas estão em PDF, recomendo o download. Ainda estou lendo o mesmo, pois tinha que passar pra vocês.

Link para baixar - http://www.criancamaissegura.com.br/livro-internet-segura-maluquinho.pdf

Wi-fi pode matar árvores

As pessoas de hoje estão muito acomodadas. Todas querem tudo rápido e, no conforto de suas casas, principalmente a bendita da Internet. Acredito que muita gente hoje nem queira usar as redes com fio, preferem ter a wi-fi por que não precisa de tantos cabos dentro da casa.

Bom, já dizia o capital inicial “tudo que é bom dura pouco”, o que parece ser maravilhoso, que proporciona comodidade pode matar árvores.

Uma pesquisa realizada por cientistas holandeses afirma que radiação de redes wi-fi pode afetar negativamente a saúde de plantas próximas. O estudo foi realizado pelo departamento de Biologia de Células Vegetais da Universidade de Wageningen, na Holanda.
Nos últimos anos na cidade de Alphen aan den Rijn, árvores próximas a pontos de wi-fi apresentaram "um número crescente de danos, como rachaduras, inchaços, descoloração e várias formas de necrose”. Para determinar se esses danos foram causados por redes wi-fi, os cientistas examinaram plantas durante três meses.
Folhas que estavam de 50 a 300 centímetros de distâncias de uma fonte de radiação wi-fi ficaram descoloridas e com um brilho metálico, seguido da morte de uma parte da planta. O estudo também demonstrou que vegetais crescem mais devagar e tem floração tardia perto de wi-fi.
As descobertas da pesquisa ainda serão apresentadas em uma conferência em fevereiro de 2011, e os pesquisadores querem fazer outro estudo para ver se os resultados podem ser observados em uma escala maior por mais tempo.

A Agência Antenna, um órgão governamental holandês que fornece informações sobre os efeitos de campos eletromagnéticos na saúde, afirmou que os danos podem ser resultado de uma doença apenas e que estudos em outras espécies de árvores não mostraram os mesmos efeitos.

fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI189684-15224,00-WIFI+MATA+ARVORES.html

Precise Pangolin Ubuntu 12.04 lançado finalmente

No dia 26 de Abril, foi lançado oficialmente pela Canonical (Empresa Sul-africana que mantem o Ubuntu).

Assista o vídeo e conheça as novidades (vídeo em inglês)

A melhor distro do Linux, baseado no Debian

O download da live cd pode ser feito através do link abaixo:

http://www.ubuntu.com/download/desktop

Eu já estou baixando o meu Precise Pangolin e vc baixe tambem, deixe o seu pc livre com o melhor do software livre.

Pré-encontro de lideranças jovens

Nos dias 23 e 24 deste mês de Abril de de 2012, recebemos em nossa comunidade o coordenador do COEP (Marcos Carmona), e representantes de outras comunidades COEP, como o Sr. Eraldo da comunidade Quixabeira (Água Branca – AL), Wendel da comunidade Campinhos (Pariconha – AL), Inácio Santana comunidade José Ribamar (Nossa Senhora da Glória – SE), Vanilza  da comunidade Cuiabá (Canidé do São Francisco – SE), o técnico Murilo que sempre nos visita dando assistência e, eu Oclácio Silva (Sou da terrinha mesmo, Cacimba Cercada Mata Grande – AL).

Nas imagens abaixo um pouco do encontro

IMG_0183IMG_0187

O objetivo principal deste pré-encontro é fazer com que exista uma rede entre as comunidades COEP, ou seja, fazer com que as pessoas das comunidade entrem em contato umas com as outras e assim haja troca de experiências.

Neste pré-encontro conhecemos o que é uma rede e o que não é uma rede.

Neste primeira imagem (lado esquerdo), desenhamos como nós vemos a nossa rede. Na imagem do lado direito mostra o que é uma rede e o que não é uma rede.

IMG_0171IMG_0169