Social Icons

Pages

História_Cacimba Cercada.docx





Cacimba Cercada – Mata Grande / AL
“Aconteça o que acontecer, cada indivíduo é filho do seu tempo”.
(Hegel, Princípios da filosofia do direito, 1820).
Cacimba Cercada é uma comunidade rural, dividida entre os municípios de Água Branca e Mata Grande no Estado de Alagoas. Encontra-se aproximadamente a 25 km de Mata Grande, e aproximadamente 20 km de Água Branca.
Em nossa comunidade grande maioria são agricultores, vivemos da agricultura de subsistência, cultivamos: Milho, Feijão, Batata-doce, Mandioca, Feijão de corda, Algodão... Entre outros.
A comunidade também tem outras culturas que permitem gerar renda, como a criação de animais ovino e caprino, atividade que vem crescendo a cada dia graças ao incentivo do COEP.
Nossos eventos mais populares são os torneios de futebol amador e a festa da padroeira Nossa Senhora de Aparecida, festa que se encerra no dia 12 de Outubro com missa, realização da Primeira Eucaristia e uma pequena procissão.
Na foto abaixo procissão de encerramento da festa de Nossa senhora de Aparecida, juntamente com as crianças da Primeira Eucaristia.
PA120808PA120815
* Origem do nome da comunidade
Num lugar bem pequeno no mapa do Brasil, pessoas buscavam água para sobreviver, foi e continua sendo assim. Havia uma pequena nascente onde minava uma água um pouco salobra, que era utilizada para as necessidades dos lares, a mesma está atualmente localizada no terreno da família do Sr. Luiz Teotônio, e nesta fonte que hoje é conhecida como “Fontinha”, nasceu o nome de nossa comunidade.
O nome Cacimba Cercada vem desta pequena nascente de água salobra que estava cercada, tornou-se um habito entre as pessoas de vários lugares dizerem que iam buscar água na “Cacimba Cercada”. E Assim o nome pegou na comunidade.
Antes de ser chamada de Cacimba Cercada, nossa comunidade tinha por nome Caraíbas (Atualmente o nome de uma comunidade vizinha), foi graças a pequena fonte de água salobra que este lugar recebeu o nome de Cacimba Cercada.
Graças à parceria com o COEP, a comunidade que era apenas um ponto minúsculo no mapa do estado de Alagoas vem se destacando e crescendo cada vez mais. Esse crescimento também se deve ao trabalho exaustivo da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba Cercada e Caraíbas, fundada no ano de 1995, com apenas Sete sócios no início, hoje com mais de 45 sócios vem buscando melhores condições para nossa comunidade.
Na foto abaixo sócios da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba Cercada e Caraíbas.
3125