Social Icons

Pages

Uma imagem maravilhosa






Sempre vemos em livros e na própria Internet, belas fotografias do nosso planeta. Mas desta vez quero apresentar uma nova fotografia, “capturada com um único disparo pelos sensores do satélite meteorológico russo Elektro-L”.

Celulares podem matar Abelhas

A diminuição da população de abelhas na Europa e América do Norte pode estar sendo provocada pela radiação de telefones celulares

ferrãoA conclusão é de dois pesquisadores da Universidade Chandigarh's Punjab, da Índia, que acredita que a rede de telefonia móvel estaria interferindo no senso de navegação dos insetos. A pesquisa foi publicada na semana passada na última edição do periódico Current Science.

Com base em estudos que já mostravam a influência de campos eletromagnéticos no comportamento de abelhas, os cientistas descobriram que este pode ser o fator chave para a solução do problema.

Foram usadas duas colméias, uma delas equipada com dois telefones celulares que ficavam ligados por períodos de quinze minutos por dia. A outra tinha aparelhos desativados instalados. Após três meses, houve redução no tamanho da colmeia que tinha interferência dos celulares, além da interrupção na produção de mel.

A rainha dessa colmeia produzia em média 144,8 ovos por dia, menos da metade que a rainha da outra colmeia (376,2). O número de trabalhadoras que voltavam para as colmeias após coletar pólen também caiu, principalmente durante os momentos em que a colmeia estava exposta à radiação.

Sharma e Kumar dizem que a "poluição eletromagnética" que domina os países desenvolvidos pode ainda não ter afetado nações em desenvolvimento, como o caso da Índia, onde a redução de colônias de insetos não são notadas.

"Estamos felizes que o sinal de advertência foi dado e, para nós, é o momento de planejar estratégias não apenas para salvar abelhas, mas a vida, dos efeitos nocivos de radiações eletromagnéticas".

Cisternas - Água de qualidade na seca

Hoje aqui no nordeste, estamos vivenciando um momento critico, a busca por água para satisfazer nossas necessidades e, dos demais animais é muito grande. Assistindo os noticiários vi que na maioria dos estados nordestinos, açudes, barragens, riachos, e alguns rios, estão secando ou estão secos na grande maioria. Mas algo interessante que sempre é comentado, são as cisternas.

As cisternas são reservatórios de água (muito comuns aqui no nordeste), o das cisternas é armazenar água de qualidade para o consumo humano na época de estiagem (seca).

1214

Nas fotos acima: Construção de  cisterna de placas, na comunidade Cacimba Cercada 25/08/2008.

47

Nas imagens acima está o carro de boi, meio de transporte mais utilizado, para busca de água, em alguns lugares este meio puxado por bovinos chega a viajar até 32 km por dia, para buscar água, para beber.

A comunidade Cacimba Cercada participa das reuniões mensais da ASA, já que a mesma utiliza a presença nas reuniões como critério, para que a comunidade que participa receba o benefício.

Nas fotos abaixo: reunião da ASA municipal de Mata Grande, 13/01/2012.

Foto0612Foto0611

Seca na Bahia – reportagem do hoje em dia

Ontem terça-feria, 08 de Maio de 2012,  eu estava vendo TV, quando passei pela Record. Vi umas imagens familiares sobre a seca na Bahia. Cara a situação de lá não diferente da nossa aqui em Cacimba Cercada.

Na foto baixo crianças pegando água em uma pequena nascente.

15Dizia no R7.com: “ Moradores de várias regiões da Bahia enfrentam a pior seca dos últimos tempos. Sem água falta também a comida. As regiões afastadas são as mais afetadas. Alguns moradores chegam a passar vários dias sem água.”

Outro fato interessante é a compra de água, aqui tambem quando queremos uma água boa para consumo temos de comprar, um caminhão pipa, chega a custar um média de R$ 150,00.

A prefeitura manda caminhões para a comunidade, mas sempre tem a famosa politicagem por trás. No vídeo da reportagem vocês poderá conhecer a situação deles… a nosso tá praticamente  idêntica. O diferencial é que temos algumas nascentes e as cisternas das casas que abastassem as casas pelo menos para consumo.

Assista a reportagem clicando no link abaixo ou clique aqui.

http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/noticias/seca-na-bahia-e-a-pior-em-quase-40-anos-20120508.html

Nossa riqueza é outra

574467_342109882512842_100001415004644_973075_80376714_n

Na verdade, a maior pobreza dos ricos brasileiros está na incapacidade de verem a riqueza que há nos pobres. Foi esta pobreza de visão que impediu os ricos brasileiros de perceberem, cem anos atrás, a riqueza que havia nos braços dos escravos libertos se lhes fosse dado direito de trabalhar a imensa quantidade de terra ociosa de que o país dispunha. Se tivesse percebido essa riqueza e libertado a terra junto com os escravos, os ricos brasileiros teriam abolido a pobreza que os acompanha ao longo de mais de um século. Se os latifúndios tivessem sido colocados à disposição dos braços dos ex-escravos, a riqueza criada teria chegado aos ricos de hoje, que viveriam em cidades sem o peso da imigração descontrolada e com uma população sem miséria.
Por Cristóvam Buarque

Imagem (c) Marcelo do Valle