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Wi-fi pode matar árvores

As pessoas de hoje estão muito acomodadas. Todas querem tudo rápido e, no conforto de suas casas, principalmente a bendita da Internet. Acredito que muita gente hoje nem queira usar as redes com fio, preferem ter a wi-fi por que não precisa de tantos cabos dentro da casa.

Bom, já dizia o capital inicial “tudo que é bom dura pouco”, o que parece ser maravilhoso, que proporciona comodidade pode matar árvores.

Uma pesquisa realizada por cientistas holandeses afirma que radiação de redes wi-fi pode afetar negativamente a saúde de plantas próximas. O estudo foi realizado pelo departamento de Biologia de Células Vegetais da Universidade de Wageningen, na Holanda.
Nos últimos anos na cidade de Alphen aan den Rijn, árvores próximas a pontos de wi-fi apresentaram "um número crescente de danos, como rachaduras, inchaços, descoloração e várias formas de necrose”. Para determinar se esses danos foram causados por redes wi-fi, os cientistas examinaram plantas durante três meses.
Folhas que estavam de 50 a 300 centímetros de distâncias de uma fonte de radiação wi-fi ficaram descoloridas e com um brilho metálico, seguido da morte de uma parte da planta. O estudo também demonstrou que vegetais crescem mais devagar e tem floração tardia perto de wi-fi.
As descobertas da pesquisa ainda serão apresentadas em uma conferência em fevereiro de 2011, e os pesquisadores querem fazer outro estudo para ver se os resultados podem ser observados em uma escala maior por mais tempo.

A Agência Antenna, um órgão governamental holandês que fornece informações sobre os efeitos de campos eletromagnéticos na saúde, afirmou que os danos podem ser resultado de uma doença apenas e que estudos em outras espécies de árvores não mostraram os mesmos efeitos.

fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI189684-15224,00-WIFI+MATA+ARVORES.html

Precise Pangolin Ubuntu 12.04 lançado finalmente

No dia 26 de Abril, foi lançado oficialmente pela Canonical (Empresa Sul-africana que mantem o Ubuntu).

Assista o vídeo e conheça as novidades (vídeo em inglês)

A melhor distro do Linux, baseado no Debian

O download da live cd pode ser feito através do link abaixo:

http://www.ubuntu.com/download/desktop

Eu já estou baixando o meu Precise Pangolin e vc baixe tambem, deixe o seu pc livre com o melhor do software livre.

Pré-encontro de lideranças jovens

Nos dias 23 e 24 deste mês de Abril de de 2012, recebemos em nossa comunidade o coordenador do COEP (Marcos Carmona), e representantes de outras comunidades COEP, como o Sr. Eraldo da comunidade Quixabeira (Água Branca – AL), Wendel da comunidade Campinhos (Pariconha – AL), Inácio Santana comunidade José Ribamar (Nossa Senhora da Glória – SE), Vanilza  da comunidade Cuiabá (Canidé do São Francisco – SE), o técnico Murilo que sempre nos visita dando assistência e, eu Oclácio Silva (Sou da terrinha mesmo, Cacimba Cercada Mata Grande – AL).

Nas imagens abaixo um pouco do encontro

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O objetivo principal deste pré-encontro é fazer com que exista uma rede entre as comunidades COEP, ou seja, fazer com que as pessoas das comunidade entrem em contato umas com as outras e assim haja troca de experiências.

Neste pré-encontro conhecemos o que é uma rede e o que não é uma rede.

Neste primeira imagem (lado esquerdo), desenhamos como nós vemos a nossa rede. Na imagem do lado direito mostra o que é uma rede e o que não é uma rede.

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Spidercam - Câmera aranha

A copa de 2014 que acontecerá aqui no nosso país, já está batendo na porta, navegando outro dia nuns sites de tecnologia eu vi um vídeo da Spidercam (câmera aranha). Uma tecnologia magnifica e que possivelmente será usada para nos transmitir os jogos da copa em alta definição e com mais interação por meio de imagens mais claras e com mais movimentos, tanto na horizontal como na vertical.
 Um verdadeiro show de imagens...
assista o vídeo abaixo.


Obrigação ou problema?

A constitucionalidade da prática do ensino religioso em escolas públicas será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em breve.
Fora dos tribunais, partidários defendem pontos de vistas opostos enquanto aguardam pela decisão da Justiça. De um lado, estão os que vêem na disciplina uma porta para ensinamentos sobre respeito a amor ao próximo. De outro, aqueles que enxergam a matéria como uma oportunidade para imposição de valores apenas de determinados grupos.
Para Roseli Fischmann, por exemplo, "as escolas públicas devem servir a todo cidadão e contribuir para formar um princípio de cidadania que não beneficie nenhum grupo em particular". Professora da pós-graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, ela questiona a constitucionalidade do ensino religioso, o que considera "uma prática muito grave".
Na outra ponta da corda está o deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), autor de projeto de lei que propõe a matéria como obrigatória, mas que prevê a preservação do caráter facultativo da matrícula pelo aluno.
"Embora nosso País seja laico, quer dizer, não tenha uma religião oficial, a constituição foi promulgada em nome de Deus. Ou seja, o País não tem uma religião oficial, mas não é um País ateu. Acredita-se em uma força superior cujo nome é Deus. Então, é possível darmos a nossos filhos pelo menos o pontapé inicial para que a alma deles se desenvolva com os grandes ensinamentos: respeitar pai e mãe, não cobiçar a mulher do próximo, não roubar, não matar", defende Feliciano.
Feliciano considera, contudo, que seu projeto não incentiva a doutrinação. Para ele, trabalhar com a conversão dentro de uma escola seria inconstitucional. Porém, o pastor indica a importância de transmitir ensinamentos como a fé e a existência de um criador. "Se o ensino religioso continuar facultativo, vai seguir insosso e insípido como é hoje. Existe preconceito dos professores e dos alunos", argumenta. O impacto da oferta do ensino nas escolas públicas também poderia ser detectado na redução da violência, prevê o deputado.
O caráter facultativo que está previsto na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação e, também, no acordo entre o governo brasileiro e a Santa Sé - legislações que regulamentam o ensino religioso no País - é questionado pela professora Roseli, principalmente porque a disciplina compõe o currículo do ensino fundamental, que agrega crianças entre 6 e 14 anos.
"Elas são vulneráveis, nem têm como se defender ou como debater seu ponto de vista", salienta. No estado de São Paulo, por exemplo, as aulas de ensino religioso do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas escolas públicas são ministradas de forma transversal, ou seja, o conteúdo é distribuído nas demais disciplinas. Esse método impede que as famílias façam valer o direito de quererem ou não que os seus filhos se matriculem na disciplina. "O professor não vai falar 'agora é religião, quem não quer ouvir saia'. Mesmo que diga, os alunos podem sofrer discriminação dos colegas, até algum tipo de cobrança", opina a professora.
Oração antes da aula
No Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba, no Paraná, o ensino religioso faz parte da grade de disciplinas para os alunos do 6º e do 7º ano do ensino fundamental. A secretária-geral e pedagoga da escola, irmã Regina Mika, garante que a escola não privilegia uma única religião, mas procura oferecer conhecimento sobre diversos tipos de crença. Segundo ela, apesar de ser uma disciplina facultativa, todos os alunos participam, sem qualquer registro de reclamação dos pais. A pedagoga conta que, antes do início de cada turno de aula, é feita uma oração "pedindo a benção de Deus para o dia de trabalho", que é transmitida a todas as turmas por meio da rádio do colégio. "Mas é mais como uma mensagem", ressalva.
Existem escolas que defendem a existência de ensino religioso, mas oferecido como alternativa à transmissão de valores éticos, ou ainda trabalhando a história das religiões em sala de aula. É o que ocorre em algumas escolas particulares, como o Colégio ICJ, em Belo Horizonte (MG). No currículo, é oferecida a disciplina de Formação Humana. O ensino é "independente de qualquer religião", explica a professora Durce Alves, que cita sexualidade, atualidades e voluntariado como alguns dos temas desenvolvidos em aula.

O papel do professor
A crença do professor é outra questão levantada pela professora Roseli Fischmann. Afinal, falar sobre diversas religiões e propor atividades nesse sentido em sala de aula pode violar o direito do educador de ter sua própria fé, entende Roseli. Ela reforça que a crença pertence ao foro íntimo, à consciência de cada um. "Ninguém pode ser obrigado a falar alguma coisa diferente daquilo que crê", diz.
Por outro lado, essa fé também poderia condicionar a visão e o discurso do professor que se propõe a conduzir uma aula de ensino religioso. Para o deputado, o tema seria solucionado com a capacitação de pessoal. Em um dos pareceres da Comissão de Educação e Justiça da Câmara dos Deputados, o relator Pedro Uczai inseriu no PL 309/11 um parágrafo que prevê a criação, pelo Ministério da Educação (MEC), de diretrizes curriculares nacionais para o curso de Licenciatura Plena em Ensino Religioso, único que estaria credenciado para habilitar professores dessa disciplina, desconsiderando Teologia, Filosofia e outras áreas de conhecimento das humanas.
Para a professora Roseli Fischmann, a crença religiosa não é incompatível com uma educação autônoma em relação a valores e ética. Mas ela ressalta: "Não é dizer 'não faz isso porque Deus não gosta'. A criança deve ser educada para ter consciência e ser responsável por seus atos".
O tema deve ser analisado pelo STF a partir de uma ação movida por cinco organizações educacionais e de direitos humanos em março deste ano, que exige que seja assegurado o ensino religioso não confessional (sem vinculação com igreja ou religião específica). Um dos pontos contestados é a classificação do ensino como "parte integrante da formação básica do cidadão" (art. 33 da Lei de Diretrizes Básicas).

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5701986-EI8266,00-Obrigacao+ou+problema+Brasil+debate+a+religiao+na+escola+publica.html

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Falta de chuva preocupa agricultores

Se levarmos em consideração o período atual, e compararmos com o mesmo período do ano passado, nota-se uma grande diferença.
No ano passado “2011”, os agricultores da nossa comunidade estavam colhendo o feijão de corda maduro e milho verde, neste ano, as chuvas das trovoadas como são comuns no início do ano, não aconteceram, houve apenas uma tarde de chuva e, algumas famílias assim mesmo plantaram, mas sem chover já preocupa nossos pequenos agricultores.
“Plantação de milho e feijão de corda 2011, imagem do lado esquerdo. Do lado direito o mesmo terreno neste ano de 2012.”



Leia o que ouço as pessoas dizerem, quanto à falta de chuva:

•     “Só tenho agora água de beber, que tem na cisterna.”
•    “O riacho secou e, água para gastar?”
•    “Meu milho ta amarelando”
•    “Será que vai ter inverno esse ano?”
•    “Dizia os mais velhos, que ano bissexto é seco.”


Na foto abaixo estou eu, tirando água da cisterna pela manhã.














A principal fonte de água para gastar na comunidade é o riacho grande, onde dezenas de famílias vão buscar água para lavar e dar aos animais.
No ano passado o riacho estava com bastante água.

“Fotos do Riacho Grande, Abril de 2011.”



Não fiz fotos dele seco, mas imagine, como seria um lugar desses sem água.



Agricultura pode ter começado milênios antes do que se pensava

Escavações na Jordânia trazem novas versões sobre a origem da agricultura.

Um grupo de arqueólogos americanos, ingleses e dinamarqueses acredita ter encontrado evidências de que a agricultura já era praticada 19.000 anos atrás, 9.000 antes do que se pensava. Os  cientistas integrantes do Epipalaeolithic Foragers in Azraq Project (EFAP), defendem a hipótese com base em vestígios de um grupo de homens caçadores-coletores que viveram há milênios na atual Jordânia. As informações são do site da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, uma das participantes do estudo.

O principal foco da equipe nos últimos quatro anos foi a escavação do sítio de Kharaneh IV, no deserto de Azraq, no leste da Jordânia. A área tem 20.000 m² de área e 19.000 anos de idade. "É o mais antigo sítio arqueológico grande o suficiente para ser visto pelo Google Earth", diz o Dr. Jay Stock, um dos participantes da escavação. Combinado com evidências fósseis, o tamanho da área indica que a região foi ocupada por um longo período de tempo, o que faz supor que a agricultura já era conhecida. "Este sítio pode ser considerado uma precursora das aldeias agrícolas."
Os pesquisadores já encontraram no local restos vegetais, pedras e ossos de animais esculpidos e conchas perfuradas. Há resquícios de ferramentas para a caça que revelam um considerável avanço tecnológico.
Até o momento, os cientistas acreditavam que o desenvolvimento da agricultura só ocorrera 10 mil anos atrás - a chamada Revolução Neolítica ou Agrícola. Com a constatação de que o homem já podia se fixar em uma região há 19 mil anos, a equipe do EFAP acredita que outros avanços associados ao Neolítico também podem ter surgido milênios antes.

Acredita-se que, por volta de 10.000 anos atrás, a humanidade começou a praticar a agricultura. Ao cultivar a terra, o homem passou a escolher e produzir os alimentos que melhor lhe servissem. Isto permitiu que as pessoas se estabelecessem, já que a comida necessária para a sobrevivência podia ser cultivada em um só local. A partir deste momento, elas passaram a viver em aldeias e a construir as primeiras casas, que originaram as cidades e as civilizações. A agricultura também permitiu que a prole aumentasse, já que não era mais necessário carregar os filhos para diferentes lugares.

fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/agricultura-pode-ter-comecado-milenios-antes-do-que-se-pensava